Site Inseguro / Malware
Como Está a Segurança do Seu Site?
Inclusive, já posso adiantar que, sem os cuidados corretos, suas páginas ficam mais sujeitas a ataques de hackers e todas implicações que isso pode trazer.
Neste artigo vou explicar o conceito dessa segurança, como podemos adotar no seu site e quais ferramentas e certificados podem ser utilizados para mantê-lo seguro. Confira os tópicos abaixo:
O que é segurança de um site?
Site Infectado por Malware
Malware
Quando o Google detecta a presença desse malware, ele desativa seu site com um aviso em vermelho – Site enganoso à frente.
Seu site foi vitma desse tipo de ataque? Quanto mais cedo tomar providência, menos dano será causado. Entre em contato conosco.
Site Desconfigurado por Hacker
Desfiguração
Muito comum esse tipo de ataque em tempos de home office onde todos nós estamos confinados e o uso da internet aumentou. Os hackers tiram proveito da situação e desconfiguram a página do seu site.
O ataque substitui todo conteúdo do seu site por outro malicioso, enviado pelo hacker.
Ataque DDoS / Vulnerabilidade
Vulnerabilidade / DDoS
Esse tipo de ataque pode travar completamente o seu site, ou até mesmo deixá-lo extremamente lento, tornando o acesso inviável para os visitantes.
Com o acesso ao seu site esse usuário mal intencionado pode ter acesso a informações confidenciais. Contrate um especialista para ajudá-lo.
Como aumentar a segurança do seu site?
Mantenha o WordPress atualizado
Um dos CMS mais utilizados hoje por ser um software open sorce (código aberto), com isso mante-lo atualizado é uma das formas de se previnir. Sempre que existe alguma correção de segurança os desenvolvedores lançarão uma atualização.
Normalmente com a ajuda do desenvolvedor que criou seu site, você pode solicitar que ele mantenha seu WordPress sempre atualizado. Lembre-se que os hackers utilizam de brechas de segurança para realizar os ataques.
Faça backup do seu site
O backup é uma das ferramentas que são esquecidas não só no desenvolvimento de um site, como em outros setores de um empresa. Ele não é bem uma estratégia de segurança, pois não tem a função de inibir os ataques, mas ajuda a impedir a perda permanente de arquivos e pastas.
O recomendável é que se tenha a rotina de backup armazenada em diferentes lugares ou servidores, para que sempre que for preciso possa contar com a integridade dos arquivos armazenados.
Aposte em autenticação de dois fatores
Em uma verificação de duas etapas, a validação é feita tanto no navegador como no servidor. A primeira etapa pode identificar falhas simples, como determinados campos obrigatórios que não foram preenchidos.
Porém, isso pode ser ignorado e o ideal é realizar uma verificação no servidor. Se isso não é feito, é possível que algum código malicioso seja inserido no banco de dados, levando a consequências indesejadas. Existem softwares que já podem nos auxiliar nisso, exemplo é o Google Authenticator – Two Factor Authentication que pode ser implementado no seu site.
O que é SSL e como ele pode ajudar seu site?
O certificado SSL (Secure Socket Layer) é uma conexão criptografada. O que isso significa? Garantir a integridade de qualquer dado sensível trocado entre dois sistemas.
Com um certificado desses instalado em seu site, você impede que hackers e softwares maliciosos consigam ler e modificar qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis como um numero de cartão de crédito.
Outro fator para implementar um certificado de SSL é ganhar autoridade no ranking de buscas do Google ganhando mais notoriedade no buscador. Inclusive o Google lançou uma nota oficial, dizendo que a partir de Janeiro de 2017 o navegador Chrome irá exibir um alerta para os usuários que estiverem usando páginas não seguras.